24/06/2013
:: NQM Extra

Curitiba será capital da meditação em 2014



Curitiba será capital da meditação em 2014

 

“5 minutos, Eu Medito”. Este é o movimento lançado nesta terça-feira pela organização internacional Mãos sem Fronteiras e a agência TheGetz para fazer de Curitiba a Capital da Meditação em 2014. Para atingir este objetivo, será realizada uma campanha ao longo deste ano para disseminar na cidade a importância e os benefícios da prática da meditação por apenas cinco minutos por dia. “Queremos mostrar como em apenas cinco minutos do tempo de cada pessoa pode se tornar benéfico para promover a saúde e o bem estar”, afirmou Lilian Miranda, coordenadora nacional da organização Mãos sem Fronteira.

Mãos sem Fronteiras é uma organização não-governamental que atua em 35 países. A sede mundial fica na Espanha e a sede brasileira, em Curitiba. A organização possui voluntários em todo o mundo que ensinam uma técnica de tratamento feita com as mãos, conhecida por Estimulação Neural. Este método consiste em estimular pontos específicos do corpo que aumentam a concentração, diminuem o stress e trazem maior equilíbrio emocional. Os exercícios são ensinados em cursos oferecidos pela ONG. A prática recorrente deste método, aliada aos exercícios de meditação, proporciona maior qualidade de vida e bem estar. Saiba mais em http://www.maossemfronteiras.com.br/

A escolha de Curitiba para sediar este movimento, marcado para o dia 5 de abril de 2014, é um reconhecimento do Mãos sem Fronteiras pela contribuição que a sede brasileira tem dado para difundir a prática da meditação. “O Brasil é um país de prestígio internacional e de muito carisma. Além disso, irá sediar dois grandes eventos internacionais que justificam o nosso apoio e atenção”, disse a presidente internacional, Lucía Peñas, que também participou do lançamento da campanha. Segundo ela, há 15 anos o Mãos sem Fronteiras no Brasil se dedica a atuar de forma silenciosa e ininterrupta na prática dos exercícios para restaurar o equilíbrio e proporcionar o bem estar. “A nossa intenção é reunir de 25 a 30 mil pessoas num espaço público em 2014, todos praticando a meditação e irradiando um efeito multiplicador de equilíbrio para os que estiverem a volta”, explicou Lucía.

O movimento “5 minutos, Eu Medito” é um exercício simples, que consiste em três respirações longas, cinco minutos de meditação, sem qualquer relação com corrente religiosa ou filosófica, e mais três respirações. “Queremos mostrar que este exercício é possível de ser praticado por qualquer pessoa, desde criança aos mais velhos”, ressaltou Lilian. Se pararmos para pensar, em cinco minutos é possível fazer muita coisa: escovar os dentes, esquentar uma comida, tirar o carro da garagem, zapear pelos canais da TV, responder aos e-mails, assistir a um vídeo engraçado na internet ou esperar um táxi.

Os principais benefícios de quem pratica a meditação são a oxigenação do cérebro e maior equilíbrio geral do organismo, maior estímulo à concentração e ao raciocínio, qualidade do sono e maior tranquilidade no dia-a-dia. Essas foram algumas conquistas obtidas pela dentista Ana Paula Toesca Espinhosa, que fez o curso há nove anos e hoje pratica diariamente, mais de uma vez ao dia, e também ensina aos seus pacientes. “Indico porque vi o que aconteceu comigo e as melhores que obtive, sobretudo em qualidade de vida”, contou.

Entre os que já praticam esta técnica estão policiais militares do Paraná, que fizeram o curso para lidar melhor com as situações do cotidiano, e voluntários que atuam na área da saúde para estimular uma recuperação mais rápida dos pacientes. Novos cursos de Meditação serão oferecidos a partir da próxima semana na sede do Mãos sem Fronteiras em Curitiba, na segunda-feira, dia 1 de julho, a partir das 19h30, e na quinta-feira, dia 4, a partir das 17h30. A sede da ONG fica na Rua Voluntários da Pátria, 368, 11º andar.

Informações à imprensa

Mãos sem Fronteiras

NQM Comunicação – www.nqm.com.br

(41) 3254-6077

Maria Luiza – marialuiza@nqm.com.br

Mônica Santanna – monica@nqm.com.br

TheGetz

Ana Carolina Caldas – anacarolinacaldas@hotmail.com